segunda-feira, 18 de julho de 2011

POUPAR E RENTABILIZAR : DESCOBRE + 30 MANEIRAS DE POUPAR USANDO BICARBONATO DE SÓDIO

Fonte Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuVqm3aABUn70EQtUD0CoiPIG-xUJOId28KFceY5i_JaW0JPJ-H2mI4yWeMbAZCn7UHRaeWjNgtPhOqxX5Fizq6LmHdmsHLhFJYwnzlGeXhyphenhyphenkOZxbXOTwxbaybGCm7N6X4IsHW/s1600/bicarbonato+de+sodio.jpg

Com 65 cêntimos podes adquirir 250 grs de Bicarbonato de Sódio (BS). Certamente, que poderás fazer outras coisas mas este post é sobre as utilidades do Bicarbonato de Sódio, mostrando que é possível utilizá-lo das mais variadas formas, poupando em produtos caríssimos, de limpeza doméstica, de higiene pessoal e saúde, culinária, entre outros.

Ora vejamos:

HIGIENE E SAÚDE

1. Branquear os dentes:
Quando lavares os dentes, experimenta colocar uma pitada de BS em cima da pasta. Faz isso durante um mês e verás. Adeus tártaro e dentes mais brancos. Os dentistas aconselham.

2. Combate as cáries e as aftas:
Após a escovagem dos dentes, em meio copo de água coloca uma colher de café de BS, mistura-os e bochecha.

3. Boqueiras:
Para quem não sabe uma boqueira são aquelas feridas que surgem no canto da boca. Doem horrores e parece que nunca mais desaparecem.

O BS também é uma solução a equacionar nestes casos.

Para resolver este problema, deves 3 vezes ao dia colocar uma pitada de BS em cima da dita. Vai arder, isso não nego, mas vais ver que escusas de ir à farmácia comprar uma bisnaga de pomada que vais acabar por ter e deitar fora porque o prazo acabou.

4. Azia:
Deves dissolver aproximadamente uma colher de café (2,5 grs) num copo de água mineral/engarrafada e tomar 30 minutos antes de cada refeição. 

Sendo que, existem certos cuidados em alguns casos, de que falaremos no final deste artigo, também recomendo que nas crises de azia, mistures um pacote de açúcar num copo de água.

5. Escovas limpas:
As escovas e pentes sujam-se, e naturalmente, precisam de ser limpas periodicamente.

Para proceder à sua limpeza, retira a maior parte de cabelos que conseguires e mergulha-os em água morna com sabão (podes usar detergente da loiça) e 30 grs de BS. Deixa repousar durante cerca de 30 minutos.

Depois, pega num pente de dentes finos e apertados e usa-o para te ajudar a retirar os restantes cabelos.
De seguida, enxagua-os com água quente e deixa-os a escorrer até secarem.

6. Desodorizante para axilas:
Há quem diga que podes utilizar um pouf de pó de arroz, por exemplo, para aplicar BS nas axilas que funcionará como um poderoso desodorizante.

7. Esfoliante de rosto e corpo:
Bem, é esfoliante porque é menos profundo que exfoliar. 

Basta molhar as mãos e aplicar um pouco nas mãos e depois basta esfregar no rosto e no corpo. Experimenta primeiro numa parte do corpo, não comeces pela cara. Vê o resultado se te agradar então aí sim, podes usar.

8. Amaciar a pele:
Num banho de imersão, junta uma chávena de chá de BS e fica pelo menos 30 minutos, depois usa o chuveiro senão vais pálida para a rua.

9. Insolação e picadas de insectos, etc.:
Usa uma mistura de água e BS para formar uma pasta e passa nas picadas de insectos. O mesmo procedimento pode ser utilizado para queimaduras solares, pois acalma a sensação de comichão e queimadura. Podes também utilizar o mesmo procedimento para plantas venenosas como as urtigas e até para as alforrecas.

Há, também, quem aconselhe a colocar duas colheres de sopa de BS na água do banho do bebé, para aliviar as assaduras das fraldas.

10. Cheiro nas mãos:
Quantas vezes já cozinhaste ou estiveste, por exemplo, numa sardinhada e depois ficaste com as mãos empestadas o dia todo?

Para resolver este problema esfrega bem as mãos com um pouco de BS e depois passa-as bem por água.

11.Sapatos:
Para evitar odores em sapatos, ténis, meias etc, polvilha-os com BS.


CULINÁRIA

12. Confecção de bolos, pão e omeletas:
Se queres que o teu pão e/ou bolos fiquem com a massa mais leve, mistura uma pitada ao fermento.

Atenção a quem tem máquinas de fazer pão e que compra farinha já preparada. Deve, primeiro, verificar os ingredientes da farinha que compra e se encontrar na composição BS é favor de não utilizar esta dica, pois tudo o que é demais faz mal.

Para as omeletas, juntar meia colher de sopa por cada 3 ovos também as faz ficar muito fofinhas.

13. Fruta e vegetais:
As frutas e vegetais vêm muitas vezes com cera (que dão o aspecto brilhante), já para não falar que cheias de pesticidas e obviamente sujas.

Podes limpa-las com uma esponja molhada numa mistura de água e uma colher de café de BS e depois lava tudo muito bem.

Não deixes as frutas e/ou vegetais ficarem molhados, caso não pretendas consumi-los de imediato, pois apodrecem.

14. Vegetais mais verdes:
Ainda a propósito de vegetais, e confesso, que esta foi a única coisa que sabia acerca do BS, antes de um dia me dar na veneta e procurar formas mais económicas de tratar das minhas lides.

Coloca uma pitada de BS enquanto cozes as verduras para as tornar mais verdinhas.

No entanto, fica a advertência que há quem refira que este processo oxide as vitaminas.

15. Amaciar o frango:
Basta colocar uma pitada de BS (ou fermento) no tempero ou na água onde vais cozer o bicho.


LIMPEZAS

16. Frigorífico e Microondas (limpeza e odores):
Junta em meio litro de água morna uma colher de sopa cheia de BS e usa essa mistura para limpar o frigorífico. O pano a usar não deve largar pelos.

Se os odores forem muito acentuados, mergulha as gavetas, prateleiras e outros acessórios do frigorífico em água com 1 ou 2 colheres se sopa de BS. Devem permanecer assim durante cerca de meia hora, depois passa tudo por água.

Se quiseres afastar os cheiros por mais tempo do teu fridge, coloca-lhe um pequeno recipiente com BS. Vai renovando à medida que percebes que já não surte efeito. 

Também podes utilizar a mesma solução para limpeza do microondas, dado que nem todos os produtos podem ser usados para a sua limpeza.

Outra técnica para o microondas é cortar um limão ao meio, colocar no centro do prato, e liga-lo na potência máxima por dois minutos. 

Quando terminar o tempo, retira o limão, sem te queimares, de preferência, e passa com papel de cozinha.

17. Tachos/Panelas/Cafeteiras/Talheres, etc:
Enche um(a) tacho/panela/cafeteira de água e junta-lhe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, coloca ao lume e deixa ferver cerca de um quarto de hora. Depois retira do lume e deixa repousar uns minutos. Quando possível passa a mistura nos utensílios de inox que pretendes limpar. 

É preciso ter em atenção que são dados tempos médios, não deixes evaporar a água toda.

Se por outro lado, deixas-te uma panela ao lume e ficou queimada, coisa que me acontece quase dia sim dia sim, o truque é retirar o mais possível o alimento agarrado, sem raspar para não riscar, depois colocares BS por cima das manchas e humedecer com água e deixar estar assim. Vai dormir e no dia seguinte, quando fores limpar vais ver que as manchas saem mais depressa.

No pior dos cenários, a comida agarrou e bem. Bem, aí a solução passa por encher o tacho ou a panela com água e deitar-lhe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e segue o conselho acima. Vai dormir e no dia seguinte será mais fácil.

18. Garrafas térmicas e galheteiros:
As garrafas térmicas possuem aquilo a que se chama ampola, e que reveste a garrafa, permitindo manter as temperaturas.

Não é algo muito fácil de lavar dado o acesso ao seu interior e as conhecidas escovas, quanto a mim, tapam o sol com a peneira.

Assim, sugiro que mistures água quente (não a ferver) e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e deites na garrafa. Fecha-a e abana-a vigorosamente (cuidado com o vapor se estiver muito quente). De seguida, despeja a garrafa e passa-a muito bem por água.

Este procedimento também pode ser aplicado em galheteiros e nas conhecidas garrafas da SIGG. A garrafa já é per si “carota” e as pastilhas à venda nos quiosques da especialidade não são propriamente baratas.

19. Manchas em aço inoxidável:
Quantas vezes olhaste para o teu lava-loiça e achaste que já tivera melhores dias? Bem, eu já!

Então faz uma pasta de BS e álcool etílico e com um pano macio ou esponja (não é com a parte verde, please) passa pela área que queres limpar. Deve-se esfregar suavemente, preferencialmente em passagens longas e uniformes. Não esfregues em movimentos circulares porque corres o risco de ficar marcado. Quando acabares, passa bem por água morna e para lhe dar um último toque seca com um pano macio.

20. Cinzeiros:
Se és fumador(a) como eu ou padeces do mal de viver com um, há uma coisa que te deve irritar solenemente que é o facto de, por vezes, as beatas ficarem a queimar. Bem, não te dou uma dica rápida para arranjares maneira de deixar de fumar ou convencer alguém a fazê-lo, mas prometo que quando souber de uma boa dica deixo aqui. 

A dica é mesmo para não ficar ali o cigarro a arder e o fumo a sair, e para isso, coloca BS a tapar o fundo do cinzeiro. Não é preciso pôr um centímetro de altura, basta só a tapar o fundo. Sendo que, isto resulta enquanto o cinzeiro não for um autêntico cemitério de beatas umas por cima das outras.

21. Carpetes e tapetes:
Bem, carpetes não tenho, porque dá uma trabalheira e tenho dois gatos. Havia de ser bonito…

Mas tenho tapetes, e a melhor forma para retirar os cheiros é pulveriza-los (sem encharcar) com uma solução feita com duas colheres de sopa e um litro de água, morna de preferência. Depois passo com uma escova contrariando o sentido dos pelos e de seguida ao contrário, de seguida aspiro.

Se por acaso, entornaste alguma coisa na(o) carpete/tapete, então safa a situação de forma rápida, absorvendo o excesso com papel de cozinha (do qual sou fã), espalha BS por cima da(s) nódoa(s) e deixa repousar por uma hora, depois é só aspirar.

22. Desentupimento de canos:
Para mim é um problema constante. Fiquei farta de comprar produtos com soda cáustica que para além de perigosos e tóxicos me deram cabo do ralo do lavatório…bahh!

Se também tens aversão a estes produtos experimenta colocar 4 colheres de sopa de BS e depois despeja por cima meia chávena de vinagre. Deixa de um dia para o outro, e como toque final, no dia seguinte despeja um jarro de água a ferver. 

Convém ir mantendo, mas em vez de 4 colheres de BS podes ir fazendo faz com duas apenas.

23. Limpeza do W.C.:
Usa uma mistura de água quente e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (por cada litro de água), uma escova e um pano. 

Nas zonas de azulejos, à volta da sanita e outras similares usa a escova e nas restantes o pano (que não largue pelo). Se largar pega em papel de cozinha e passa de seguida.

Dentro das sanitas, quando ficam encardidas despesa vinagre e 4 colheres de BS e deixa ficar durante a noite e de manhã puxa o autoclismo.

Bem se estiver mesmo muito, muito encardido e se isto não resolveu a única alternativa é adquirir numa drogaria uma garrafa de ácido muriático, vertê-la na sanita e no dia seguinte puxar o autoclismo.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...