domingo, 20 de novembro de 2011

13 MEDIDAS PARA POUPAR DA PROXIMA VEZ QUE FORES ÀS COMPRAS

Fonte Imagem: http://healthfoodstorelocator.com/wp-content/uploads/2011/04/1302148811-97.jpg


Há uma série de truques que pelo menos alguns de vocês já conhece e que resultam na diminuição da factura quando vamos às compras. Contudo, muitas das vezes fazemos as coisas ao relatim e lá ficam os truques por aplicar numa próxima oportunidade.

Vejamos as dicas, veremos as que conheces realmente e quantas consegues usar de uma só vez. Lógico que quantas mais dicas conseguires colocar em prática mais poupar.

- Sempre que possível opta por marcas brancas. A história de que as marcas brancas são de inferior qualidade é um mito urbano e conveniente para as marcas, no geral.

Haverá alguns produtos que nós não dispensamos e é compreensível, mas sempre que possível prescinde desses produtos em função de produtos de marca branca. As embalagens podem não ser tão catitas mas tu não vais usar a embalagem, pois não?

Nunca vás às compras com fome. Exacto! Este é uma espécie de dois em um, por um lado não compras porcarias que só te fazem mal por outro, lá está, não gastas dinheiro em porcarias.

Portanto vai às compras depois das refeições, de preferência.

- Faz uma lista. Sim, faz uma lista, mas essa lista é para se fazer com preceito. Vais apontando tudo o que se gastou e tudo o que precisas de comprar, efectivamente.

Se possível, na hora em que reparaste que Y se acabou aponta. Mais perto do dia em que tencionas ir às compras, dás uma vistoria ao frigorifico, produtos de limpeza, etc., e apontas tudo. Depois olhas para a lista e vê se realmente tudo aquilo é imprescindível. 

- Não faças turismo nas lojas. Quando não temos a lista, andamos aos "S"s nos corredores, porque assim se fizer falta nós lembramo-nos. E depois andamos a fazer turismo e acabamos por deitar a mão ao que está ali à mão de semear. 

Aquilo que alguns não sabem é que há truques de marketing que vos vão levar a comprar em maior quantidade e mais caro.

Por exemplo, na maioria das vezes tudo o que é mais caro e novidade está ao nível dos olhos. 

De referir, também, que periodicamente os produtos são mudados de localização. Ou seja, quando te diriges à prateleira "X" com o intuito de adquirir, por exemplo, farinha, vais-te deparar com batatas fritas. E acabas por vezes de ceder à tentação de adquirir um produto que não te faz falta.

Portanto, cuidado com as tentações, cinge-te à lista que fizeste e aconselho-te a teres atenção aos preços, faz um scan com os olhos antes de lançares a mão ao que quer que seja.

- Opta pelo carro de compras mais pequeno. Este truque é muito similar a quando se faz dieta. Ou seja, quando se faz dieta é preferível usar pratos mais pequenos. As quantidades que podemos comer são mais reduzidas mas vamos olhar para o prato e aquilo vai estar mais composto. Não nos parece um prato nouvelle cuisine e nós vamos ficar mais motivados.

Aqui o sistema é mais ou menos o mesmo. Se optas por um carro maior, vais ter muito espaço e vais-te sentir mais à vontade para atafulha-lo. Portanto carrinhos pequenos, se faz favor.

Se tens filhos vai sozinha(o). Ora nem mais. Levar uma criança ao hipermercado é leva-lo ao País das Maravilhas. Há guloseimas, brinquedos, etc. Depois acabamos sempre por comprar mais qualquer coisa para evitar a birra.

Evita levares os teus rebentos às compras e acabarás por poupar mais um bocadinho.

- Vai às compras no inicio da semana. Bem, aqui a medida não será de poupar, será mais de rentabilizar. Os hipermercados são reabastecidos no início da semana. Ora se vais gastar dinheiro, vale mais que pagues mas que tragas produtos com melhor qualidade, não?

- Coleciona promoções. Ou seja, se o hipermercado que frequentas tem cartões de fidelização então não compres nada sem o cartão. Se distribui pelos clientes cupões de promoção, não compres sem eles, estás a ver a ideia?

- Preciso mesmo disto? Pensa sempre antes de ceder à tentação de comprar alguma coisa que não te faça realmente falta. 

- Cuidado com os excessos. Por vezes acabamos por comprar produtos em grandes quantidades e acabam por se estragar. Portanto, tudo o que é passível de passar de prazo deve ser adquirido na menor quantidade possível.

Os restantes produtos, cujos prazos são mais alargado, devem ser comprados em maior quantidade caso exista uma promoção apelativa e se nos fizer efectivamente falta.

- Nunca ir às compras na altura em que recebes o ordenado. À partida pode parecer um pouco idiota, reconheço. Afinal de contas já se sabe que depois as coisas começam a apertar. No entanto, com sinceridade toda a gente sabe que quando se recebe se vai às compras com uma postura mais despreocupada. 

Quer queiram quer não, a tendência é comprar mais do que se deve. Portanto, controla o teu orçamento para que haja dinheiro para ires às compras e comprar o essencial.

- Não recorras aos cartões de crédito. Também outra óbvia mas nós facilitamos. 

Se comprares com cartão de crédito é sinal que estás a gastar dinheiro além das tuas possibilidades. 

Ora isso não é motivo para recorreres ao cartão de crédito, mas sim para fazeres uma análise ao que recebes e ao que gastas.

Se optas pela solução mais fácil, que é recorrer ao crédito isso significa que acabas por estar a retirar dinheiro do orçamento do mês seguinte e assim sucessivamente. Portanto, cuidado com os cartões de crédito. Acreditem que os cartões de crédito são melhores para os bancos do que para quem os utiliza. Se assim não fosse as instituições bancárias não nos atafulhavam de publicidade e nos ofereciam prémios para aderir. 

Por mais que nos queiram fazer acreditar no contrário, ou nós próprios façamos por isso, a realidade é nua e crua. Um banco da-te um choriço para sacar um porco.

- Toma atenção aos preços. Na etiqueta da prateleira  onde tens o preço do produto, salvo exceções tens o valor/Kg ou Lt, etc.

Ou seja, por vezes o que parece mais barato não é. Portanto quando comparares preços olha sempre para o custo nas letras miudinhas, para conseguires identificar realmente o produto mais barato. Nem que para isso tenhas de levar uma lupa!



Agora sim,  desafio-te a ires às compras e ver o que poupas utilizando estas dicas. Se dá trabalho? Claro que dá mais trabalho. O cerne da questão é se a prioridade é poupar trabalho ou dinheiro.


Enjoy,


Micas

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...